13/11/2017

Vida conjugal e maturidade humana. Por Pe. Matias Soares!!!


Vida conjugal e maturidade humana. Por Pe. Matias Soares!!!

A exortação pós-sinodal Amoris Laetitia, dirigida a todos os cristãos, trata do amor na família. Neste momento em que oscilam configurações familiares e que casais perdem pelo caminho o essencial de suas vidas, nosso colaborador, Matias Soares, a partir de seu olhar de presbítero, nos convida a refletir sobre:

Vida conjugal e maturidade humana

Uma das grandes preocupações da vida pastoral de um Presbítero é com as famílias. Isso porque é nelas que a vocação humana e cristã acontece. Inclusive a própria vocação sacerdotal. É comum ouvirmos a afirmação de que a família é célula fundamental da sociedade. A Igreja também assume essa verdade. A família é a Igreja doméstica.

Não é novidade a constatação de que há vários modelos de famílias na sociedade contemporânea. Estamos vivendo um tempo de mudanças. Novas ordens sistêmicas estão surgindo e querendo ser reconhecidas. Sem dúvida, influenciando e sendo influenciada, a família está no centro destas questões. É a educação, a vida afetiva, a construção da personalidade e outras integrações que na família começam a ser balizadas e a partir dela são lançadas na dinâmica da sociedade.

Todas essas possibilidades farão com que cada pessoa vá formando a sua personalidade, seu caráter e estrutura psicológica, biológica e espiritual. As várias ciências, principalmente as humanas, já estão tomando esta dimensão espiritual como algo transversal da condição humana. Uma pessoa que tem sua personalidade, integral e integrada, terá mais condições de viver de modo feliz e realizado a sua vida matrimonial.

Eis aqui a questão central desta reflexão, que é fruto de discernimento na caminhada pastoral com os casais: muitos casamentos são destruídos, em muitas situações, não por falta de amor, e sim por imaturidade humano-afetiva. E acrescentaria: por uma lacuna existente na espiritualidade conjugal, nestes tempos líquidos e subjetivistas. O amor, traduzido em respeito, perdão, sinceridade, confiança, diálogo, parceria, amizade, carinho, fidelidade, humildade, alegria, delicadeza, afeto etc… é o sentimento que exige das pessoas atitudes que vão fortalecendo a caminhada de um casal feliz e realizado.

Por fim, quero dizer que precisamos pensar a vida conjugal partindo deste realismo antropológico. Vos recomendo a leitura atenta e eclesial da Exortação Apostólica do Papa Francisco: “A Amoris Laetitia”. A leiam com muita atenção e percebam o espírito da Exortação. Que Deus abençoe e fortaleça todos os casais para que não joguem fora o tesouro da família que cada um tem. Assim o seja!
PADRE MATIAS SOARES PERTENCE À ARQUIDIOCESE DE NATAL-RN. ATUALMENTE MORA NO PIO BRASILEIRO, EM ROMA, E FAZ MESTRADO EM TEOLOGIA MORAL NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE GREGORIANA. COLABORA COM O OE ENVIANDO-NOS ARTIGOS DE OPINIÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário