08/07/2017

Os carros que consomem menos combustível, segundo o Inmetro!!!

 Os carros que consomem menos combustível, segundo o Inmetro!!!
Peugeot 208 é o carro mais eficiente entre os compactos (Peugeot/Divulgação)

O Inmetro divulgou o ranking dos carros com maior consumo de combustível de 2017. A 9ª edição do levantamento inclui 983 modelos, fabricados por 35 montadoras.

Entre os carros de passeio com menos consumo de combustível, estão modelos como Fiat Mobi (micro compacto), Volkswagen up! (sub compacto), Peugeot 208 (compacto) e Toyota Prius (médio).

Este é o primeiro ano do qual participam quase a totalidade dos veículos produzidos no Brasil. Ficaram de fora apenas marcas importadas, como Bentley, e outras que deixaram de produzir no Brasil, diz Alexandre Novgorodcev, coordenador do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. “Estamos na última fase do Inovar Auto, e quem participa do programa automaticamente recebe o selo de eficiência energética”.

Nos últimos cinco anos, desde o início do programa, as montadoras tiveram de, no mínimo, aumentar a eficiência de seus carros em 13% para escapar de penalidades, como multas e o pagamento de 30% de impostos sobre cada veículo produzido neste período. “Todas as empresas que participaram do programa atingiram a meta”, diz o coordenador.

Apesar de os carros a diesel não participarem do Inovar Auto, as montadoras optaram por incluí-los no programa de etiquetagem do Inmetro de forma voluntária, segundo Novgorodcev. “As empresas têm interesse em mostrar que o motor a diesel às vezes é mais eficiente do que o motor a gasolina”.

Metodologia

Para chegar ao resultados, o Inmetro submete os carros a testes realizados em laboratórios por especialistas e os categoriza em seis grupos, que vão de A a E. Assim como ocorre com outros produtos, como eletrodomésticos, recebem a etiqueta com faixas coloridas A os produtos mais eficientes e a etiqueta E aqueles com maior consumo.

Segundo o Inmetro, um carro compacto na faixa A pode consumir um litro de gasolina a cada 15,8 quilômetros percorridos na cidade, enquanto um veículo da mesma categoria enquadrado na faixa E pode consumir um litro de gasolina a cada 8,3 quilômetros rodados.

Isso significa que ao dirigir 40 quilômetros por dia durante um ano com os veículos de etiqueta A a economia com combustível pode chegar a 2.642 reais em relação aos veículos com etiqueta E. Para fazer o cálculo, foi utilizado o preço médio do combustível em São Paulo, de 3,21 reais, segundo dado divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Nas tabelas você confere os carros de passeio que receberam a classificação A na comparação entre carros da mesma categoria.

Os veículos foram listados de acordo com a categoria e aparecem na seguinte ordem: micro compacto, sub compacto, compacto, médio, grande, extra grande, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, fora de estrada, minivan, picape e esportivo. Cada tabela está ordenada do maior para o menor consumo de gasolina ou diesel na cidade.

Para mais informações sobre o levantamento, acesse a tabela completa do Inmetro.

Exame


Nenhum comentário:

Postar um comentário